"Quando somos crianças a leitura e
escrita é uma das formas de interação com o nosso meio. A linguagem passa a ser
fundamental em diferentes momentos de nossa evolução enquanto ser humano. Na
minha infância não tive muito estímulo para a leitura, pois meus pais tinham
pouca instrução, não tinham o hábito de ler. Ao ingressar na escola fui
percebendo a beleza da escrita e leitura e o quão importante são para o nosso
desenvolvimento pessoal e intelectual. O que acho muito interessante quando
tratamos de uma leitura e que cada pessoa com suas particularidades interpreta
de uma maneira o que leu e percebe muitas coisas em comum com os personagens,
viaja em pensamento aos lugares mencionados no texto, enfim. A leitura é uma
aliada fundamental para que possamos escrever bem e nos permite enriquecer nossas
argumentações."
"A competência escritora é sem dúvida
consequência de uma boa vivencia com a leitura. Também vivenciei a experiência
de me corresponder com entes queridos por carta, um meio de expressar a
linguagem escrita com emoção e saudade. Quando lemos uma carta endereçada a nós
podemos perceber e sentir de alguma forma toda a emoção que aquelas palavras
escritas nos propicia. Não sei o porquê mas acredito que quando escrevemos um
e-mail não traz toda aquela emoção que uma carta tinha o poder de emanar.
Enfim, para sermos bons escritores precisamos dominar a competência leitora.
Ler é preciso e para escrever bem é necessário ler muito e muito mais."