quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimento de leitura e escrita

"Quando somos crianças a leitura e escrita é uma das formas de interação com o nosso meio. A linguagem passa a ser fundamental em diferentes momentos de nossa evolução enquanto ser humano. Na minha infância não tive muito estímulo para a leitura, pois meus pais tinham pouca instrução, não tinham o hábito de ler. Ao ingressar na escola fui percebendo a beleza da escrita e leitura e o quão importante são para o nosso desenvolvimento pessoal e intelectual. O que acho muito interessante quando tratamos de uma leitura e que cada pessoa com suas particularidades interpreta de uma maneira o que leu e percebe muitas coisas em comum com os personagens, viaja em pensamento aos lugares mencionados no texto, enfim. A leitura é uma aliada fundamental para que possamos escrever bem e nos permite enriquecer nossas argumentações."

"A competência escritora é sem dúvida consequência de uma boa vivencia com a leitura. Também vivenciei a experiência de me corresponder com entes queridos por carta, um meio de expressar a linguagem escrita com emoção e saudade. Quando lemos uma carta endereçada a nós podemos perceber e sentir de alguma forma toda a emoção que aquelas palavras escritas nos propicia. Não sei o porquê mas acredito que quando escrevemos um e-mail não traz toda aquela emoção que uma carta tinha o poder de emanar. Enfim, para sermos bons escritores precisamos dominar a competência leitora. Ler é preciso e para escrever bem é necessário ler muito e muito mais."



Importância dos livros

 Eu tive a felicidade de ler todos os livros Infantis de Monteiro Lobato, como Caçadas de Pedrinho, Emilia no País da Gramatica, Reinações de Narizinho....e muitos outros, a gente vivia as histórias, era como se participássemos das aventuras....Os livros jamais perderão seu lugar.

Competência Leitora.

A competência leitora é fundamental para nosso crescimento intelectual, o aluno leitor ele se
sobressai em todas as áreas, pois compreende e interpreta melhor os fatos. O governo notou a importância do aprender a gostar de ler desde a infância com a criação do Ler e Escrever. O aluno que desenvolve o gosto pela leitura na infância, carrega esse gosto para toda a vida. Desde criança convivi com todos os autores da época: Monteiro Lobato infantil e adulto, Alexandre Dumas, Paulo Setubal, José de Alencar, Machado de Assis, José Lins do Rego, e muitos outros, passei esse gosto para meus filhos que adoram ler, a família tambem é muito importante quando incentiva seus filhos a lerem.